O OCEANO MAIS DISTANTE | canções de Floriano Martins

PRÓXIMO LANÇAMENTO

 


Após a edição dos álbuns The origin of the disasters e De vuelta a la tierra, agora é a vez de Floriano Martins apresentar sua terceira criação, O oceano mais distante, com 30 canções em português, trazendo a voz de Renata Severo, letras do poetas, assim como a programação de vozes e instrumentos. Para este álbum, Floriano utilizou o Free AI Music Generator, valioso para as modulações e detalhes de arranjos que pretendia. O álbum é uma viagem pelo universo lírico do cancioneiro popular, e traz duas particularidades: a canção em espanhol, Los miedos, onde ouvimos os versos: si acaso otro cuerpo / nos visitará, quién sabe / cuántas noches cambian / de forma hasta que el día / revela un error; e uma preciosa homenagem ao músico universal Hermeto Pascoal, composta minutos após a sua morte. A canção é uma espécie de autorretrato em que o próprio Hermeto declara: eu nunca soube amar de outro jeito / a vida dizendo toque mais um pouquinho / eu fui seu bebê a todo momento / por isso não sei parar de nascer. Este terceiro álbum de Floriano Martins confirma sua consistente incursão pelo ambiente musical, assim como antes já o fizera no teatro, no romance e no vídeo. Trata-se de um poeta pleno que sabe como poucos alcançar as notas mais ousadas em todas as formas da linguagem. O oceano mais distante estará em todos os streamings em outubro. Até lá sugerimos escutar os dois primeiros álbuns, divulgá-los e comentá-los, se possível diretamente com Floriano Martins: floriano.agulha@gmail.com. Também vale acompanhar suas declarações em uma reveladora entrevista que lhe fez o compositor Graccho Braz Peixoto: https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/09/graccho-braz-peixoto-vertigem.html.

 

01 A NOITE QUEIMANDO LÁ FORA 02 A ÁRVORE DO CANTO 03 ADEUS A DEUS

04 BEIJOS MORTAIS 05 CINCO MULHERES, I 06 CINCO MULHERES, II

07 DEITA EM MIM 08 DENTRO DE MEU CORAÇÃO 09 DISFARCE REPETIDO

10 EM PARTE ALGUMA 11 EM SEGREDO 12 FORA DO TEMPO

13 GRITO DE LUZ 14 HERMETO (NÃO SEI PARAR DE NASCER) 15 LEMBRANÇA FURTIVA

16 LOS MIEDOS 17 MAR E SERTÃO 18 MILAGRE DO OLHAR

19 NARCISO DE BRUÇOS 20 NO TROPEÇO DA ESCADA 21 NOITES DISPERSAS

22 NOITES FANTASMAS 23 O OCEANO MAIS DISTANTE 24 OS VÉUS DA NATUREZA

25 PALAVRAS DE AMOR 26 PERDIDO NA PELE 27 REALIDADES CONTROVERSAS

28 RISO AO VENTO 29 SILÊNCIO DA NOITE 30 ÚLTIMO SONHO

 

O OCEANO MAIS DISTANTE © canções de Floriano Martins

Arranjos, programação de vozes e instrumentos, design do catálogo e fotos, de Floriano Martins

Voz imaginária © Renata Severo

Gravações produzidas por ARC Edições, Fortaleza, Brasil

Equalização e mixagem, de Free AI Music Generator

Distribuição de Ditto Music

 

FLORIANO MARTINS (Brasil, 1957). Poeta, editor, dramaturgo, ensaísta, artista plástico e tradutor. Criou em 1999 a Agulha Revista de Cultura, que atualmente dirige com Elys Regina Zils. Dirige, juntamente com Juana M. Ramos, a coleção Libros Imposibles, de e-Books de circulação gratuita. Coordenou (2005-2010) a coleção “Ponte Velha” de autores portugueses da Escrituras Editora (São Paulo). Curador do projeto “Atlas Lírico da América Hispânica”, da revista Acrobata. Esteve presente em festivais de poesia realizados em países como Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Portugal e Venezuela. Curador da Bienal Internacional do Livro do Ceará (Brasil, 2008), e membro do júri do Prêmio Casa das Américas (Cuba, 2009), foi professor convidado da Universidade de Cincinnati (Ohio, Estados Unidos, 2010). Tradutor de livros de César Moro, Federico García Lorca, Guillermo Cabrera Infante, Vicente Huidobro, Hans Arp, Juan Calzadilla, Enrique Molina, Jorge Luis Borges, Aldo Pellegrini, Pablo Antonio Cuadra e Joaquín Pasos. Entre seus livros mais recentes se destacam Un poco más de surrealismo no hará ningún daño a la realidad (ensaio, México, 2015), O iluminismo é uma baleia (teatro, Brasil, em parceria com Zuca Sardan, 2016), Antes que a árvore se feche (poesia completa, Brasil, 2020), Naufrágios do tempo (novela, com Berta Lucía Estrada, 2020), Las mujeres desaparecidas (poesia, Chile, 2022) e Sombras no jardim (prosa poética, Brasil, 2023).

 

RENATA SEVERO (Brasil, 1993). Cantora, compositora, música. Brasileira de nascimento, cresceu na região do mar Báltico, estudando música em escolas escandinavas, principalmente na Dinamarca, onde acabou fixando residência, ao montar uma casa-estúdio em Zelândia. Dedicou-se ao estudo de piano e considera de grande fortuna haver conhecido a pianista Anne Øland, grande intérprete de Beethoven, que não chegou a lhe dar aulas, mas com a qual teve inúmeros encontros práticos onde aprendeu com suas sugestões inesgotáveis. Renata criou um primeiro grupo de jazz, instrumental, apenas experimental e sem registro, enquanto estudava canto e arranjo. Viajou por um período à América Central, tendo conhecido alguns músicos panamenhos. Seu encontro com o poeta brasileiro Floriano Martins data desse momento, no ano 2000, quando este visitava a capital panamenha. Anos depois eles se reviram em um daqueles bares à beira-rio em Lisboa, onde músicos se reuniam em torno de improvisações. Desde então apenas se corresponderam trocando ideias sobre músicas e viagens. Curiosa por idiomas, Renata incluiu junto às línguas escandinavas o inglês, o português e o espanhol. Um dia enviou para o brasileiro uma fita com algumas melodias, indagando se ele tinha interesse em escrever letras para elas. A partir desse momento deram início a uma grande parceria que desemboca agora na criação deste álbum.



 ∞ contatos

https://www.instagram.com/agulharevistadecultura/

http://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/

FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com

ELYS REGINA ZILS | elysre@gmail.com

 


Comentarios

Entradas populares de este blog

DE VUELTA A LA TIERRA, Canciones de FLORIANO MARTINS

THE ORIGIN OF THE DISASTERS | Songs by Floriano Martins